Jardins

Jardins terapêuticos

Cura, harmonia e equilíbrio que vêm DO JARDIM

Os jardins sempre estiveram presentes na história. Os primeiros teriam surgido na antiga Mesopotâmia, onde hoje fica a região do Iraque, Síria e Turquia. O mais famoso da Antiguidade é o conhecido Jardins Suspensos da Babilônia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Segundo a versão da maioria dos historiadores, a obra foi construída no século 6 a.C. pelo rei da Babilônia Nabucodonosor, como presente à esposa.

Os Jardins Suspensos da Babilônia tinham semelhança ao estilo persa, com influência dos mesopotâmicos, gregos e egípcios. Os persas tinham certo encanto pelos aromas e o plantio era voltado para o decorativo, sendo as plantas escolhidas pela beleza, cores e principalmente pelo perfume. Nesse sentido, os jardins egípcios usavam as flores como ornamentos decorativos, e também medicinais. Já os gregos voltavam para fins funcionais, rompendo com a forma simétrica e organizada.

 

Após passarmos rapidamente pela história dos jardins, fica claro que eles possuem funções além de simplesmente trazer beleza ao espaço. Os jardins possuem poder terapêutico e são capazes de curar doenças com todas as cores, aromas e riquezas que eles trazem. Assim sendo, os Estados Unidos vêm usando os jardins terapêuticos, em ambientes hospitalares, pois, de acordo com pesquisas, o contato com a natureza ajuda a reduzir a pressão sanguínea, normalizar os batimentos cardíacos, relaxar os músculos e ativar o cérebro. Consequentemente, o verde é capaz de diminuir o estresse, a ansiedade e a depressão, sentimentos que muitas vezes acompanham pacientes em tratamento de doenças.

As plantas também são capazes de melhorar a frequência do ambiente, como se fosse um filtro de limpeza energética. Muito comum nos mosteiros, as ervas plantadas nos jardins, por exemplo, continuam trazendo todo o poder de cura e tratamento. Toda essa energia define os jardins vibracionais ou energéticos, que têm funções de nutrir a alma e equilibrar as energias do ambiente.

Dessa forma, em uma residência, o jardim pode ser usado com o intuito de equilibrar as energias e emoções entre os familiares, trazendo harmonia ao lar. Já no escritório, ele pode melhorar a criatividade e as relações pessoais. Tudo isso de acordo com as cores, formas e luminosidade que incidem sobre as plantas, podendo inclusive usar técnicas do Feng Shui para melhorar a energia do ambiente. Concluímos então os benefícios físicos, energéticos e espirituais que os jardins nos trazem.

Uma forma fácil e agradável de sentir todas essas vantagens é saboreando nossos chás, que trazem ervas com aromas incríveis e livres de agrotóxicos. Direto DO JARDIM, as plantas são cultivadas com amor, respeito e consciência. Te convidamos a ter uma sensação incrível degustando nossos chás e apreciando algum verdinho aí por perto. Se você tiver um jardim em casa, ótimo. Se não, olhe uma árvore pela janela ou até mesmo feche os olhos e se imagine em nosso jardim. Seja bem-vindo (a) para desfrutar as cores, os aromas e toda a riqueza DO (NOSSO) JARDIM.

Voltar para o blog